O momento de acender a churrasqueira pode difícil para alguns e dependendo da forma pode ser até perigoso.
Elencamos algumas formas para ajudar você acender sua churrasqueira para que isso nunca seja um problema no seu Churrasco:

Acendedor elétrico

Um dos mais seguros, consiste em uma resistência ligada a tomada e colocada no meio do carvão.Ao ligar na tomada a resistência incandesce e o carvão começa a ficar em brasa. Essa é hora de retirar a resistência. Ao retirar, cuide apenas para deixar em local onde não haja risco de queimaduras ou incêndio, normalmente em cima de uma superfície de pedra, enquanto ela esfria.
Acendedores industriais – álcool sólido ou bastonetes – ainda na linha da segurança máxima normalmente tem um pavio em suas extremidades. Insira o acendedor no meio de uma pira de carvão e o acenda com fosforo ou isqueiro.

Papel e óleo

Uma das formas mais tradicionais e que sempre temos os recursos a mão. Pegue papel higiênico ou papel toalha (ou até jornal… mas tá difícil achar jornal hoje, né?) comprima fazendo uma bucha e umideça com óleo de cozinha. Insira a bucha já umidecida no meio de uma pira de carvão e o acenda com fosforo ou isqueiro. Não precisa ter medo pois o acendimento será lento por causa do óleo e o fogo irá se manter suficiente até o carvão começar a formar brasa.

Álcool 46%


Recorte o fundo (aproximadamente 2cm) de uma lata de refri (preferimos de Cerveja..rs) e preencha com álcool 46% colocando na churrasqueira ainda vazia. Em volta deste “copinho” faça uma pira de carvão. Acenda com cuidado, mas pode ficar tranquilo que ele não irá explodir. O fogo irá se manter até o carvão virar brasa.

Dicas


Lembre-se de acender sua churrasqueira com antecedência, pois o quanto mais em brasa o carvão estiver maior a potência de calor.
Se tiver com pressa use mais de uma fonte de fogo (buchas ou acendedores). Ao carvão começar a brasa você pode turbinar o processo com um ventilador ou até um secador de cabelos.
Evite assar as carnes com labaredas pois vai deixar a carne com gosto estranho.
Evite também o uso de álcool de posto pois tem alto poder de explosão aumentando muito o risco de acidentes.

Bom Churrasco!